quinta-feira, 18 de abril de 2013

Vamos colorir os direitos e deveres das "nossas" crianças???

A culpa é o oposto da inocência, a culpa destrói a inocência. E, depois disso acontecer, será necessário recuperá-la, se aspirarmos – e aspiramos – a viver sempre. Talvez a grande tarefa da nossa vida seja tornar-mo-nos de novo meninos: virmos a ser, por um esforço de vontade, aquilo que eles são pela idade. 

(Paulo Geraldo)


Princípio I - À Igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade, da Declaração Universal dos Direitos da Criança, proclamada pela Resolução da Assembleia Geral 1386 (XIV), de 20 de Novembro de 1959. Tem como base e fundamento os direitos e liberdade, estudos, brincar e convívio social das crianças que devem ser respeitadas e preconizadas em dez princípios.
Fiscalizada pela UNICEF.org protegendo a sua interação social, cultural e financeira, para que todas as crianças tenham condições de sobrevivência até a sua adolescência.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_Universal_dos_Direitos_da_Crian%C3%A7a

Parece que certas pessoas têm dificuldade em compreender os Direitos Universais da Criança... 
Repugnante são os governantes de certos países, que  fecham os olhos ao que não lhes interessa ver, a troco de mais valias para os empresários que exploram as crianças.
Pais que na extrema miséria,  entregam os filhos a pessoas mal formadas que os escravizam, tirando-lhe o direito a uma traquinice saudável.
Tanta miséria oculta por este mundo, muitas vezes estampada em telas proclamadas de autor onde só um olhar cauteloso consegue esmiuçar a usurpação da dignidade enquanto ser humano.


Nada mais puro do que a inocência das crianças que não vêm maldade neste mundo de múltiplos conflitos. A brincadeira torna a criança feliz, o amigo, um companheiro fiel para as diabruras que os ajuda a crescer.
Nada como ouvir os ensinamentos dos mais "entrados na idade", mestres da vida, nesta luta constante de interesses. É que existem pais e avós de alma lavada, que vêm na criança o futuro de um mundo mais culto e de apelos convergentes. 

Aprender a respeitar o próximo, para que também seja respeitado é uma das primeiras lições a aprender...
As crianças devem ser educadas pelos pais e/ou familiares e serão ensinadas pelos professores, embora o percurso da vida também seja um ótimo orientador.
O meu louvor a todos  os Professores Lusos que tão mal têm sido tratados pela nossa classe política .http://profslusos.blogspot.pt/


                                                                                                                                         Não descriminar um amigo é outra das lições que  aprendemos  logo
que nos começamos a sociabilizar...
Ajuda-lo a ultrapassar pequenas  "grandes barreiras" que surgem com a locomoção num País retrógrado, onde os engenheiros insistem em fazer passeios sem acesso a pessoas com dificuldades, sem fiscalização nesse sentido, nem projectos adaptados para tal.

Aqui, além de todos os direitos que lhe são auferidos enquanto criança, são acrescidos os da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
http://www.inr.pt/category/1/27/area-infantil/


"Se um idoso ou uma grávida não tiver um lugar sentado, tu levantas-te e das-lhe o teu lugar", "se um idoso ou deficiente tiver dificuldades em atravessar a estrada, subir um degrau ou umas escadas, é teu dever ajudar"...
Concelhos sábios de quem afirma serem verdadeiros todos estes ditados populares...
 "Quem meu filho beija minha boca adoça" o meu preferido (~_~)

O que é que deixaremos aos nossos filhos? Que é que fica  para  os  nossos  filhos, dos pais que tiveram? O mais  importante, sem  dúvida, é  as  horas  que  lhes dedicámos, o tempo  que partilhámos as nossas vidas com eles, contando-lhes coisas de família, ensinando-lhes  velhas  tradições, divertindo-nos  e descansando com eles, ouvindo a s suas preocupações e ajudando-os a resolver os seus conflitos pequenos e grandes.
(Aquilino Polaino-Lorente)


Guie uma criança pelo caminho que deve seguir e guie-se por ela de vez em quando.
(J. Bilings)





Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo.
(J. Petit Senn)

Filhos são como âncoras que prendem as mães à vida!
(Adriana Potomati)





A inteligência da criança observa amando e não com indiferença – isso é o que faz ver o invisível.
(Maria Montessori, pedagoga italiana)
O estudo, a busca da verdade e da beleza são domínios em que nos é consentido sermos crianças por toda a vida.

(Autor desconhecido)










Nunca te rias das lágrimas de uma criança: todas as dores são iguais.
(Leberghe)
De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?
(Ernest Hemingway)




A experiência mostrou-me muito tarde que não se pode explicar os seres a partir dos seus vícios, mas sim partindo daquilo que conservam intacto, de puro, daquilo que lhes resta da infância, por mais profundamente que seja necessário buscar.

(Georges Bernanos)

http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/dia-das-criancas.html





                     http://jacksonangelo.blogspot.pt/2008/01/16-imagens-de-crianas-para-colorir.html




Sem comentários:

Enviar um comentário