quarta-feira, 13 de março de 2013

A nossa Chinchila...

                      Deisy é o seu nome


Vou falar-vos de um animal de estimação, esquisito para uns, intrigante para outros e amoroso para toda a nossa família. 

A nossa Deisy!!!
Oito anos se passaram desde que um dos meus filhos comprou esta menina numa casa de animais. Tempos mais tarde pensou comprar um macho e assim o fez. 
Não se entendiam de maneira nenhuma, tivemos de colocar cada um em sua gaiola para se habituarem e se conhecerem e aos poucos os fomos fomos aproximando. Quando as gaiolas já estavam juntas, e nós pensamos já se entenderem, colocamos a chinchila macho junto com a fêmea. Sob vigia constante enquanto estávamos em casa tudo corria bem...
Saio para trabalhar e regresso à tardinha, a primeira coisa que faço é ir ver os animais e reparo que a chinchila macho está deitada completamente esticada, como se lhe tivesse dado uma coisinha má, ou caído e partido a coluna. Estava gelada e húmida, não percebi bem o que tinha acontecido...morreu de madrugada. Eu sei, porque a sequei e aqueci com o secador de cabelo e a coloquei dentro de uma caixa de sapatos, envolta numas meias de lã velhas e a coloquei junto do radiador ao lado da minha cama.


Parece um peluche de tão fofo que é.
O seu pelo é 30 vezes mais suave do que o cabelo humano e muito espesso, cerca de 20.000 por centímetro quadrado. 
Esta densidade capilar impede que estes animais sejam infestados por pulgas,pois não conseguem sobreviver na sua pelagem. Por isto, o seu pêlo não pode ser molhado. No seu habitat natural tomam banho de cinzas vulcânicas.

Os Espanhóis descobriram em 1524 peles de chinchilas em pose dos Índios Chinchas. Pensa-se que o seu pais de origem será a Argentina,
província de Catamarca, pois apareceram lá fosseis de grandes roedores, o Megamys, o ancestral da chinchila.  Estes animais foram caçados e quase levados à extinção pelo toque sedoso da sua pele que servia de vestimenta e adornos.

Em 1910 os governos da Argentina, Bolívia, Peru e Chile fizeram um acordo e decretaram a proibição da caça às chinchilas e da venda de suas peles.     

Hoje temos estas pequenas maravilhas, graças  a Mathias Chapman, engenheiro de minas Norte-Americano. Este senhor em 1918 trabalhava no Chile e conseguiu autorização do governo Chileno para caçar algumas chinchilas selvagens para estudar e adaptar às novas condições de vida. Levou os últimos 11 exemplares para os Estados Unidos e a descendência destes casais salvou a chinchila da extinção.   
                 

Desde os anos 60 que é um animal de estimação, sendo bem tratado o seu tempo de vida são de aproximadamente 25 anos

Sabiam que as chinchilas são animais dóceis, gostam de brincar, de ser acarinhadas e que fazem bem a quem delas trata? 
Parecem uma bola de pelo de tão fofas que são...
Sempre que nos aproximados da casinha dela, ela desafia-nos com a patita...quando lhe vamos   dar de comer ela salta-nos para os braços e não pára de nos mordiscar para que lhe mexam na cabeça, então ela encosta-se  aos nossos braços e fica sossegada.

A 26 de Agosto de 2011 um dos nossos cães, mordeu-a gravemente...o pinche tinha apenas um ano, mas não foi habituado a ver a chinchila  andar solta pela casa ou a aproximar-se dele. Isto porque  num daqueles dias em que a Deisy andava solta na cozinha, dei com o animal a espernear, como se estivesse a ter um ataque. Fiquei assustada e fui com ela a um veterinário que me disse que a teria de levar a um veterinário de animais exóticos. De regresso a casa, começou a melhorar e nunca mais aconteceu nada semelhante. Penso que ela deve ter comido alguma coisa que apanhou no chão e deve-se ter engasgado, só pode...      
Nunca mais a soltei...até aquele dia que o meu filho teve a infeliz ideia de a colocar no meu escritório enquanto lhe fazia limpeza à gaiola. Habitualmente fica numa outra mais pequena e em segurança. 
Realmente é aconselhável colocar as chinchilas em espaços fechados onde possam conviver connosco e  dar umas boas corridas. Mas, num pequeno descuido,   abriu-se a porta do escritório e o cão apanhou-a não a soltando. Teve de apanhar para a soltar...
Com toda aquela aflição, a nossa menina foi para o Hospital Veterinário de Trás-os-Montes de Vila Real, onde foi tratada e cozida em várias partes...esteve internada até poder ser operada. Um animal exótico num hospital onde são tratados cães e gatos...
Dissemos  o nome da chinchila  à senhora da recepção quando ela  perguntou  o nome do animal para preencher a ficha,  ao que o médico firmou "o Deisy vai ficar internado", "desculpe Sr. doutor mas é fêmea", ao que ele contradiz "não é um macho". 
O Sr. que vendeu a chinchila, percebia tanto quanto nós que não nos apercebemos do sexo do animal.
Demos um nome feminino  um macho...ainda hoje o trato como se fosse uma menina. De certo juntamos dois machos quando pensava-mos juntar o casal, este como era o dono da casa e talvez o mais velho deu cabo do outro. 
Magra, com a orelha esquerda a secar, colocada
  sob cuidados na casinha pequena. 
Veio para casa com aquele funil na cabeça mas  não conseguia comer, pois batia constantemente com o funil na gaiola. Tivemos pena dela e retiramos o funil para a deixar comer. Afinal, "ele" tinha perdido o apetite...  Depois já não o conseguimos meter...entrava toda para dentro dele. Se eu tivesse tido a percepção que ele próprio iria rasgar os vasos sanguínios que passam na orelha com a sua patinha... Além de ter uma orelha a secar reparo que deita liquido do ouvido...tinha uma valente otite. Otite difícil de curar...quatro meses. O próprio Hospital me pediu para a lá levar,  precisavam mandar analisar aquele pus. O antibiótico era-lhe administrado oralmente três vezes ao dia, assim com a limpeza ao ouvido com o soro fisiológico. Muito frágil, tinha perdido umas 100g, para quem nem 500 g pesava. Foi-me aconselhado a dar três vezes por dia 2g de sopa de legumes dos bebés. Deixei de sair para tomar conta de quem ninguém, nesta família, acreditou que iria sobreviver. 
Serei normal? Não sei...até eu duvido..





Aqui a Deisy já está completamente curada.
Ficou com a orelha mais pequena e tombada, mas continua linda...








Brincalhona como sempre...
Ao colo do seu dono












De novo na sua casa, aqui no piso superior...
Olá pequenito (~_~)!!!








Os meus louvores ao Dr. João Barros que tudo fez para salvar a nossa chinchila. Tão interessado estava, que ele próprio nos ligava para saber das melhoras da Deisy. Este senhor  durante a sua formação tinha um colega que também tinha uma chinchila, e ele conhecia um pouco a anatomia do animal...Embora não fosse da sua especialidade, tratou-a com todo o profissionalismo...talvez admirado com alguém que tinha um animal como uma chinchila e tudo fizesse para não a deixar morrer. 
És o meu orgulho filho! 
                    Foto-galeria

                   Fofo                                                              Como eu gosto de festinhas...  


    Deixa-me ver...o que vou comer?                                        Ok...um pedacito de banana   

 Um autentico gentleman,                                    Olha para mim a retirar uma palhinha de feno  
seguro a comida com a patinha                                                                                                                  


        
Deixaram o bebedouro vazio...
Tinha tanta sede...
        
     


Para uma chinchila que
nem 500 g pesa,
reparem o que falta
no bebedouro 
 

Desejo a todos um Natal cheio de chinchilas, ou seja, muitas alegrias... Protejam todos os animais que são vossos amigos, como eu todas as crianças e idosos, são os meus desejos para
2014         
Ups...já  comprei a tua comida! Deixo ficar o
saco e vou buscar a comida para chinchilas, 
única marca que ela gosta sem estragar um grão  

 CHINCHILLA NATURE
Esta embalagem pesa 750 g e não contém  ração. 
Este alimento é composto por fibras, vegetais e frutas. 
Só uma curiosidade, na sua composição tem 5,5% de cinza bruta.

 Desenrascanço 


Cabeça chocha, deixo terminar a comida para a minha Daisy. 
Aqui na vila, não vendem, mas procurei algo que a chinchila gostasse e não lhe fizesse mal. Comida para papagaio que ela adorou    

Ohhh desculpa 
Estava com fominha, fiz um buraco no saco e fui comendo...

   


Agora tenho de me 
portar bem e fazer
pose para a fotografia  

Olha o que tens aqui  !
Quem é este???


Deixa-me tratar de fazer um buraco,
estou cheio de fome
 
Enquanto isso,
vou comendo o feno


Mete a malga em baixo para eu comer coisinhas boas 

                Obrigado pela visita.
                      Volte Sempre!!!                       

6 comentários:

  1. Olá, boa tarde. A minha Chinchila morreu ontem, não sei o que aconteceu :( :( :(
    Estava connosco apenas à dez anos...

    ResponderEliminar
  2. Gosei muito deste comentário pois assim não desistimos. Vale a pena lutarmos. Estamos sempre aprendendo

    ResponderEliminar
  3. Estou com uma chinchila muito magra ele come toma vitamina mas não engorda cada dia mais magra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, só agora vi os seus comentários. A sua chinchila já está melhor? Eu cheguei a comprar, sopa de legumes para bébe e com uma seringa dava 2 mg 3 vezes por dia.

      Eliminar